Mensagem: QUE TIPO DE ORAÇÃO DEUS RESPONDE | 18/10/2020


Série Inabaláveis – Parte 9

Daniel 9:1-23


- Certamente já fizemos orações que não foram respondidas.

- Principalmente nas crises precisamos saber como orar.


COMO ORAR EM UMA CRISE


1. DEIXE DEUS FALAR COM VOCÊ ANTES DE VOCÊ FALAR COM ELE


- Isso é a etapa da “escuta”. Escutar a voz de Deus.

- Deus sempre dá o primeiro passo em nossa vida - (isso é um Princípio).

- Deus sempre “inicia” e nós “respondemos”.

- Esse princípio também vale para a oração.


LEIA PRIMEIRO A SUA BÍBLIA


- Primeiro, Deus já falou conosco através de Sua Palavra. Há milhares de promessas a serem reivindicadas.

- Nossa oração começa ouvindo, e não falando.

- Sabendo o que Deus falou ou está falando, então podemos começar a orar.


  • Daniel dos 15 anos até este momento da história, com 85 anos, passou por diversas provas. Cada superação o levava a promoção, a níveis maiores de autoridade.

  • Ele passou pelo governo de 3 reis. Sabemos que os babilônios derrotaram os sírios, e os persas derrotaram os babilônios.

  • Não importava o que acontecesse ao seu redor, Daniel continuava sendo promovido.

  • Mas, Daniel tinha um sonho com 85 anos: voltar para casa antes de morrer. Ele sabia o que Deus havia dito no livro de Jeremias: eles iriam ficar na Babilônia por 70 anos.

  • Deu o tempo de retornar a Israel. Mas, quando ele olhava para o povo, não percebia nenhuma mudança neles. Não estavam melhores do que estavam quando foram levados cativos.

  • A crise de Daniel agora é que talvez Deus os deixasse ali, não os levando de volta à Israel.


Era o primeiro ano do reinado de Dario, o medo [Persia: atual Irã], filho de Assuero [Xerxes], que se tornou rei dos babilônios [atual Iraque]. Nesse primeiro ano, eu, Daniel, ao estudar a palavra do Senhor revelada ao profeta Jeremias, compreendi que Jerusalém devia permanecer desolada por setenta anos.” Daniel 9:1-2 (NVT).


- Estudar para aprender/compreender. Assim terei orações respondidas.

- Se você não estuda a PALAVRA, você NÃO SABE orar.

- Você não sabe sobre O QUE ORAR, COMO ORAR e QUANDO ORAR.

- É preciso APRENDER sobre as PROMESSAS de Deus para nós, lendo um pouco da PALAVRA de DEUS todo dia.


Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras [a Bíblia] permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e será concedido.”

João 15:7 NVI.


- Há das condições aqui. Desde que elas sejam cumpridas, aquilo que pedirmos será concedido.

- Isso aqui é um “cheque em branco”.

- Se minhas orações não são respondidas, preciso verificar se estou correspondendo a estas duas condições.

  • Estou mesmo conectado com Deus?

  • Minha sintonia/aliança/comunhão com Ele está quebrada?

  • Há algo em minha vida que sei que está errado e Deus de disse pra concertar, mas não fiz. A conexão está quebrada!


- Quando mais encho minha mente com a Palavra, memorizo versículos, mais respostas de oração terei.

- O segredo de Daniel, sua superação, suas promoções, seus níveis de autoridade alcançados, tudo se deve a sua dedicação na oração diária. Três vezes ao dia durante 70 anos.

- Se fizéssemos assim, teríamos muito mais repostas, alcançaríamos muito mais coisas nessa vida.

- Um projeto pessoal de termos vários momentos de oração durante o dia, perguntando a Deus sobre o que fazer, sobre sua direção e benção, e também lermos porções da Palavra todos os dias, nos deixará mais CONFIANTES e menos TEMEROSOS.


> Daniel e Jeremias são contemporâneos. Daniel está na babilônia e o profeta Jeremias está na Jerusalém destruída.


Assim diz o Senhor: ‘Quando se completarem os setenta anos da Babilônia, eu cumprirei a minha promessa em favor de vocês, de trazê-los de volta para este lugar. Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei.” Jeremias 29:10-12 (NVI).

- Quando Daniel leu isso, começou a ter esperança.

- Quando lemos esse texto, ignoramos uma parte bem importante. Geralmente ficamos só com “planos de nos fazer prosperar e não de causar dano, planos de dar esperança e um futuro”. É um ótimo plano para nós! Mas quando ignoramos a outra parte, podemos perder esse plano ou propósito para nós.


2 Fatores: TEMPO DE DEUS e MINHAS ORAÇÕES


- O tempo de Deus é sobre “QUANDO” Ele vai fazer.

- A minha oração é quando EU PEÇO para ele fazer o que Ele vai fazer.

- Aqui encontramos a SOBERANIA de Deus e nossa RESPONSABILIDADE.


Vocês querem muitas coisas; mas, como não podem tê-las, estão prontos até para matar a fim de consegui-las. Vocês as desejam ardentemente; mas, como não conseguem possuí-las, brigam e lutam. Não conseguem o que querem porque não pedem a Deus

Tiago 4:2 NTLH.


- Há coisas boas para a minha vida que não irão acontecer, a menos que eu PEÇA a Deus.

- Como saber se Deus está esperando por mim ou eu é que estou esperando por Deus?

  • Se estou conectado com Deus, na sua Palavra, não ocultando pecados, e já orei pedindo a Deus algo, então EU ESTOU ESPERANDO O TEMPO DE DEUS.

  • Se tenho algo muito bom que eu gostaria que Deus fizesse em minha vida, e nunca orei pedindo a Deus por isso, então DEUS ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ.


> O que realmente você quer dessa vida? A Bíblia diz que podemos pedir qualquer coisa!


2. “CONCENTRE” SUA ATENÇÃO EM DEUS


Voltei o rosto ao Senhor Deus, para o buscar...

Daniel 9:3a (NAA)


- Olhar na face/rosto é dar atenção, é dar da sua própria vida. Assim como esposa e filhos gostam disso, e lhes fazem felizes, também devemos ter esse tipo de relacionamento com Deus.


Deuz diz: “Busquem a mim e vocês viverão”  Amós 5:4 (NAA)

- Muitos apenas “existem”. Viver é muito mais do que apenas existir.


Eu amo os que me amam; os que me procuram me encontram.” Pv 8:17 (NAA)

- Só não O encontramos se estamos procurando da forma errada.


Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração”

Jeremias 29:13 (NVI)

- Isso é busca emocional.


Deus diz que: “... recompensará aqueles que sinceramente o procuram”

Hebreus 11:6c (NBV)

- A recompensa virá para todas as áreas da minha vida se eu O buscar.


Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus, e ele lhes dará todas essas coisas.”

Lucas 12:31 (NBV)


> Muito do resultado de nossa vida bagunçada e cheia de estresse hoje, se deve ao fato de não estarmos buscando a Deus.

  • Não ouvimos a Deus ...

  • Não pedimos a Ele ...

  • Não buscamos a Sua orientação.


> Quando decidimos fazer as coisas por nossa própria conta, Deus simplesmente recua e nos deixa lidar nós mesmos com nossas decisões equivocadas e suas consequências.


[Deus diz:] “Então voltarei ao meu lugar até que eles admitam sua culpa. Eles buscarão a minha face; em sua necessidade eles me buscarão ansiosamente.”

Oseias 5:15 (NVI)


[A resposta do povo]: “Venham, vamos voltar ao Senhor. Foi ele quem nos feriu e vai nos curar. Ele nos feriu, mas sarará nossas feridas”

Oseias 6:1 (NBV)


- Fale para Deus qual a cura que você precisa. Se concentrar em Deus e em buscá-lo é o passo mais importante pra você agora.


3. EXPRESSE SEUS DESEJOS COM EMOÇÃO


- Deus está mais interessado nas emoções que você expressa do que em suas palavras quando você ora. Evite dizer coisas mecânicas ou não autênticas.

- Nosso Deus é emocional. Por isso somos seres emocionais, feitos à imagem e semelhança dEle. Ele fica alegre, triste, com raiva, com ciúmes.

- A morte de Jesus na cruz foi algo altamente emocional, envolvendo todos os presentes, inclusive Deus.


Por isso, orei ao Senhor Deus, com fervor. . . ” Daniel 9:3a (NBV)


“… Derramei meu coração e abri minha alma para o Eterno, meu Deus”

Daniel 9:3c (MES)


- Provavelmente a última vez que você orou assim foi quando você sentiu uma dor muito profunda. Mas deveríamos orar/clamar assim não só em momentos de dor profunda, mas de alegria, de conquistas, etc.


> Qual era o clamor de Daniel? Ele queria voltar para casa. Era um idoso que serviu a três reis pagãos, foi promovido várias vezes e se manteve fiel todo o tempo.

> Jeremias, neste mesmo tempo da história de Daniel, havia profetizado que o povo iria começar a orar pelo retorno.


o povo de Israel voltará com o povo de Judá. Virão chorando e buscando o Senhor, seu Deus. Perguntarão pelo caminho para Sião

e voltarão para casa.” Jeremias 50:4b-5a (NTLH)


- “Virão chorando” – isso é uma oração emocional.

- Eles já não sabiam o caminho de casa e tem que perguntar pra Deus.

- Voltar para casa é voltar para o propósito, para o plano, para o seu lugar em Deus. Temos muito o que clamar: filhos perdidos, família desequilibrada, pais quebrado, finanças, vida espiritual, casamento, etc.

- Quando o povo de Deus se une em lágrimas, Deus responde!


4. DEMONSTRE SUA SERIEDADE


Então me voltei para o Senhor Deus e supliquei a ele com oração e jejum. Também vesti pano de saco e coloquei cinzas sobre a cabeça.”

Daniel 9:3 (NVT).


- Aqui vemos demonstrações de seriedade e comprometimento, que eram comuns na época.

Por que JEJUAR? É uma forma de demonstrar a Deus que estou falando sério sobre o assunto.


5. AGRADEÇA A DEUS POR SEU AMOR E SUAS PROMESSAS


Ó Senhor, Deus grande e temível, que manténs a tua aliança de amor com todos aqueles que te amam e obedecem aos teus mandamentos”

Daniel 9:4b (NVI).


"O Senhor nosso Deus é misericordioso e perdoador, apesar de termos sido rebeldes” Daniel 9:9


6. HUMILDEMENTE CONFESSE SEUS PECADOS


Nós temos cometido pecado e somos culpados. Temos sido ímpios e rebeldes, e nos afastamos dos teus mandamentos e das tuas leis. Não demos ouvido aos teus servos, os profetas, que falaram em teu nome aos nossos reis, aos nossos líderes e aos nossos antepassados, e a todo o teu povo.”

Daniel 9:5-6 (NVI).


Senhor, tu és justo, e hoje estamos envergonhados. Sim, nós, o povo de Judá, de Jerusalém e de todo o Israel, tanto os que estão perto como os que estão distantes, em todas as terras pelas quais nos espalhaste por causa de nossa infidelidade para contigo. Ó Senhor, nós e nossos reis, nossos líderes e nossos antepassados estamos envergonhados por termos pecado contra ti."

Daniel 9:7-8 (NVI).


Não te demos ouvidos, Senhor nosso Deus, nem obedecemos às leis que nos deste por meio dos teus servos, os profetas” Daniel 9:10 (NVI).


Conforme está escrito na Lei de Moisés, toda essa desgraça nos atingiu, e ainda assim não temos buscado o favor do Senhor, o nosso Deus, afastando-nos de nossas maldades e obedecendo à tua verdade. O Senhor não hesitou em trazer desgraça sobre nós, pois o Senhor, o nosso Deus, é justo em tudo o que faz; ainda assim nós não lhe temos dado atenção.” Daniel 9:13-14 (NVI).


Os nossos pecados e as iniquidades de nossos antepassados fizeram de Jerusalém e do teu povo objeto de zombaria para todos os que nos rodeiam.” Daniel 9:16b (NVI).


Inclina os teus ouvidos, ó Deus, e ouve . . . Não te fazemos pedidos por sermos justos, mas por causa da tua grande misericórdia”

Daniel 9:18 (NVI).


A RESPOSTA DE DEUS A DANIEL


Enquanto eu ainda falava, orava, confessava o meu pecado e o pecado do meu povo de Israel e lançava a minha súplica diante do Senhor, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus, sim, enquanto eu assim orava, Gabriel, o homem que eu tinha visto na minha visão anterior, veio rapidamente, voando, e tocou em mim; era hora do sacrifício da tarde. Ele queria instruir me, falou comigo e disse: — Daniel, agora eu vim para dar a você inteligência e discernimento. Quando você começou a fazer as suas súplicas, foi dada uma ordem, e eu vim para explicar tudo a você, porque Deus o ama muito”

Daniel 9:20-23a (NVI).


- “Enquanto” – você se mantiver em oração, respostas virão.

- “Súplica” – oração emocional.


> Não sou DANIEL. Como saber se isso funciona pra mim?


A PROMESSA DE DEUS PARA SEU POVO


Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, SE HUMILHAR, ORAR, ME BUSCAR e SE CONVERTER dos seus maus caminhos, EU OUVIREI dos céus, PERDOAREI os seus pecados e SARAREI a sua terra.”

2 Crônicas 7:14 (NVI)



Comentários