Mensagem: QUANDO VOCÊ É PRESSIONADO A SE CONFORMAR | 09/08/2020



Série “Inabaláveis” – Parte 2 

Assista esta mensagem em vídeo no final deste devocional

“O fogo prova a pureza da prata e do ouro, mas o Senhor prova o coração.” 
Provérbios 17:3 (NVT) 


Você é um adolescente cuja comunidade inteira acabou de ser levada em cativeiro. Você e seus três amigos mais próximos agora servem aos líderes daqueles que o capturaram.


Você está longe de seus pais pela primeira vez e todo seu modo de vida foi mudado juntamente com seu nome e até mesmo sua dieta. Há uma pressão esmagadora para que você se alinhe com o que o rei quer que você faça.


Como você suportaria a tudo isso?


Esta é a história de Daniel, que, mesmo sendo um adolescente, estava muito confiante em quem Deus o tinha feito para ser, e ele resolveu não se conformar.


Como ele fez isso? Vamos falar sobre isso hoje.


“Você conhece alguém que faz seu trabalho com cuidado e perfeição? Em pouco tempo seu valor será reconhecido e ele será chamado para trabalhar para o rei.” 
Provérbios 22:29 (NBV)



1. Se você pedisse a um colega de trabalho que descrevesse o seu estilo de trabalho ou sua reputação, o que você acredita que ele diria a você? O que você gostaria que seus colegas de trabalho dissessem a respeito do seu trabalho?


“Quando você estiver diante das autoridades, não se faça de importante.” 
Provérbios 25:6 (NTLH)


2. Você lembra de uma época em que alguém era insistente e até agressivo em suas exigências para com você. Como você se sentiu com isso? Agora, traga a memória uma época em que alguém teve uma atitude humilde para com você. Qual deles você estava mais interessado em ajudar e por quê?


“Nós rejeitamos tudo o que é feito escondido e tudo o que é vergonhoso. Não agimos de má-fé, nem falsificamos a mensagem de Deus. Pelo contrário, agimos sempre abertamente, de acordo com a verdade, e assim as pessoas têm uma boa impressão de nós, que vivemos na presença de Deus” 
2 Coríntios 4:2 (NTLH)


3. Que comportamentos somos encorajados a abraçar no texto de 2 Coríntios 4:2, e como eles nos ajudam a não sermos enganosos ou manipuladores?



“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.” 
Filipenses 2:3-4 (NVI)



4. Quando temos uma nova ideia ou projeto a apresentar, a aplicação de Filipenses 2:3-4 pode nos ajudar a termos sucesso e aceitação de nossos projetos.


“Quem tem coração sábio é conhecido como uma pessoa compreensiva; quanto mais agradáveis são as suas palavras, mais você consegue convencer os outros.” 
Provérbios 16:21 (NTLH)


5. Ao apresentar um caso a uma autoridade, é importante escolher o lugar, a hora e as palavras certas. Recorde um momento em que a escolha de palavras agradáveis te levou ao sucesso. Por que é importante que os cristãos escolham cuidadosamente suas palavras?


“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”
Romanos 8:28 (NVI) 


6. Se seus planos e projetos foram rejeitados, confie em Deus, pois Ele deixou isso acontecer por uma razão. Conhecer as promessas de Deus pode te ajudar a se sentir seguro diante de um aparente fracasso.


Há mais de 700 promessas que Deus nos deu na Bíblia. Passe tempo durante esta semana encontrando uma promessa para reivindicar.



Aprofundando ...

  • Como Daniel mostrou estas seis características que aprendemos hoje?
  • Construa a reputação de ser uma pessoa responsável.
  • Seja humilde e não agressivo.
  • Não seja enganoso ou manipulador.
  • Tenha atenção nos objetivos e interesses daqueles que são autoridades.
  • Escolha o lugar, a hora e as palavras certas.
  • Confie em Deus se suas ideias e projetos forem rejeitados.

________________________

Por Rick Warren 
Tradução/Adaptação Paulo Miranda

Acesse nosso site: 

Baixe nosso aplicativo:

2020: ANO DA COLHEITA TRÍPLICE

_____________________________________________



Comentários