Mensagem: QUANDO TE PEDEM PARA FAZER O IMPOSSÍVEL | 23/08/2020




SÉRIE INABALÁVEIS – PARTE 4 

Assista esta mensagem em vídeo no final deste devocional

“Não há ninguém no mundo que seja capaz de fazer o que o senhor quer! . . . O que o senhor está querendo é impossível . . .” 
Daniel 2:10-11 (NTLH) 



O QUE DEUS DIZ SOBRE A PREVISÃO DO FUTURO 
  • Deus sempre nos testa com stress antes de nos confiar o sucesso.
  • Já te pediram pra fazer algo que aos seus olhos era impossível?
  • Daniel passou por 9 testes e cada vez que ele passa por um, ele é promovido.
  • Ele começa aos 15 anos como prisioneiro de guerra e encerra aos 85 anos como a segunda pessoa mais importante do império babilônico. Enorme poder e influência.
  • LEITURA DE DANIEL 2:1-12.
  • O rei ficou furioso, pois se estes mágicos, médiuns, astrólogos se denominavam os mais sábios do império, como não poderiam revelar o sonho dele. Irado, o rei mandou que todos fossem executados, inclusive Daniel e seus três amigos.
  • As pessoas gostariam de saber sobre seu futuro, para que pudessem ter algum controle sobre ele. Mas Deus não quer que saibamos nosso futuro, mas que confiemos nEle.
  • Ainda hoje as pessoas querem saber seu futuro para controlá-lo, pois são pessoas inseguras.
  • Três coisas que Deus diz sobre PREVER o Futuro.


1. NINGUÉM CONHECE O FUTURO, EXCETO DEUS

  • Nem vidente, cartomante, astrólogo, médium.
  • Qualquer um que diga que conhece o futuro está mentindo. 

"… ninguém conhece o futuro” 
Eclesiastes 8:7 (NVI) 

Nota: Deus revela apenas o que eu preciso obedecer naquele momento. Ele quer que eu confie Nele para todo o resto.


2. Todos os adivinhos, videntes, astrólogos e médiuns são FRAUDES E FAKES.

  • Há pelo menos 50 referências bíblicas sobre isso. Eles são usados por satanás para enganar as pessoas e desviar seu foco.

[Deus:] "Eu mostro a todos como são mentirosos esses falsos profetas e transformo em fracassos as promessas dos adivinhos. Eu faço os “sábios” darem conselhos estúpidos e passarem por tolos.”   Isaías 44:25 NBV 


[Deus:] "Se alguém procurar a ajuda dos que invocam os espíritos dos mortos e dos que adivinham o futuro, eu ficarei contra essa pessoa por causa desse pecado e a expulsarei do meio do povo"  Levítico 20:6 (NTLH) 


3. O teste de um verdadeiro profeta de Deus é 100% de precisão


“Como poderemos saber se a profecia vem do Senhor ou não?, aqui está a resposta: Se aquilo que o profeta anunciar não acontecer, essa palavra não vem do Senhor. Aquele profeta falou com soberba e inventou a mensagem. Não tenham medo dele” 
Deuteronômio 18:21-22 (NBV) 


“O que devemos fazer é consultar a lei e os ensinamentos de Deus. O que os médiuns dizem não tem nenhum valor.” 
Isaías 8:20 (NTLH)



O QUE FAZER QUANDO TE PEDEM 
PARA FAZER O IMPOSSÍVEL 



1. NÃO ENTRE EM PÂNICO / NÃO TENHA MEDO




“Quando Arioque, comandante da guarda do rei, veio matá-los, Daniel se dirigiu a ele com sabedoria e prudência” 
Daniel 2:14 (NVT) 


PLANO DE AÇÃO: Diga uma coisa sobre a qual você está em pânico neste momento. Fique de joelhos e passe pelo menos 5 minutos todos os dias desta semana falando com Deus sobre isso.


2. PERGUNTE O PORQUÊ: APRENDA OS FATOS E A MOTIVAÇÃO


“Perguntou-lhe: “Por que o rei publicou um decreto tão severo?”, e Arioque lhe contou o que havia acontecido” 
Daniel 2:15 (NVT) 


3. PEÇA TEMPO PARA ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO


“Daniel foi ver o rei de imediato e pediu mais tempo para comunicar o significado do sonho” 
Daniel 2:16 (NVT) 


4. PEÇA O APOIO DOS SEUS AMIGOS PARA ORAÇÃO


“Em seguida, Daniel voltou para casa e contou a seus amigos Hananias, Misael e Azarias o que havia acontecido. Pediu que suplicassem ao Deus dos céus que tivesse misericórdia deles e lhes revelasse o segredo, para que não fossem mortos com os outros sábios da Babilônia.” 
Daniel 2:17-18 (NVT) 


PLANO DE AÇÃO: Crie uma lista de contatos com as pessoas que você entrará em contato para obter apoio em oração. Isto pode estar em seu telefone, ou num grupo de email, ou qualquer que seja sua forma preferida de comunicação. Tenha este grupo pronto para que você possa contatá-las a qualquer momento que precise de apoio em oração.


5. ORE E ESPERE QUE DEUS LHE DÊ AJUDA SOBRENATURAL


[Deus:] “Clame a mim e eu responderei e direi a você coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece!” 
Jeremias 33:3 (NBV) 


“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor” 
Tiago 1:5-7 (NVI) 

6. ADORE A DEUS


“Então o mistério foi revelado a Daniel de noite, numa visão. Daniel louvou o Deus dos céus” 
Daniel 2:19 (NVI) 

  1. Louve a Deus Por Quem Ele É

“… Daniel louvou o Deus dos céus e disse: ‘Louvado seja o nome de Deus para todo o sempre; a sabedoria e o poder a ele pertencem.’”   Daniel 2:19b-20 (NVI) 

2. Honre a Deus Pelo Que Ele Faz


"Ele muda as épocas e as estações; destrona reis e os estabelece. Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir. Revela coisas profundas e ocultas; conhece o que jaz nas trevas, e a luz habita com ele. Eu te agradeço e te louvo"
Daniel 2:21-23a (NVI) 


3. Agradeça a Deus Por Te Ajudar


“Eu te agradeço e te louvo, ó Deus de meus antepassados, pois me deste sabedoria e força. Tu me mostraste o que te pedimos; revelaste o que o rei exigiu” Daniel 2:23 (NVT) 


PLANO DE AÇÃO: Escreva estes três passos e use-os quando orar. Compartilhe com seu pequeno grupo quaisquer idéias que você possa obter sobre como estes passos afetam sua vida de oração.


7. USE O QUE DEUS TE MOSTRA PARA SALVAR OUTROS


“Então Daniel foi falar com Arioque, a quem o rei havia ordenado que executasse os sábios da Babilônia. ‘Não mate os sábios’, disse. Leve-me ao rei e eu interpretarei o sonho dele” 
Daniel 2:24 (NVT) 


8. DIRECIONE AS PESSOAS PARA DEUS


“Daniel respondeu: “Não existem sábios, encantadores, magos nem adivinhos capazes de revelar o segredo do rei. MAS há um Deus nos céus que revela segredos, e ele mostrou ao rei Nabucodonosor o que acontecerá no futuro. Agora lhe direi qual foi o sonho e as visões que o rei teve enquanto estava deitado em sua cama. “Enquanto o rei dormia, sonhou com acontecimentos futuros. Aquele que revela segredos lhe mostrou o que acontecerá. E eu sei o segredo de seu sonho não porque sou mais sábio que os outros, mas porque Deus deseja que o rei entenda o que se passava em seu coração.” 
Daniel 2:27-30 (NVT)


PLANO DE AÇÃO: Faça questão de esta semana de procurar maneiras de direcionar pessoas para Deus. Dê a Deus o crédito por algo que se realiza, conte a alguém como Deus tem trabalhado em sua vida, etc.


“Então o rei Nabucodonosor se curvou à frente dele e ordenou que o povo oferecesse sacrifícios e queimasse incenso diante de Daniel. O rei lhe disse: “Verdadeiramente, seu Deus é o maior de todos os deuses, Senhor dos reis e revelador de mistérios, pois você conseguiu revelar esse segredo” 
Daniel 2:46,47(NVT) 

“O rei colocou Daniel em um cargo elevado e lhe deu muitos presentes valiosos. Nomeou-o governador de toda a província da Babilônia e chefe de todos os sábios. A pedido de Daniel, nomeou Sadraque, Mesaque e Abede-Nego para cuidarem de todos os negócios da província da Babilônia, enquanto Daniel permaneceu na corte do rei” 
Daniel 2:46,47(NVT) 

________________________

Por Rick Warren 
Tradução/Adaptação Paulo Miranda

Acesse nosso site: 

Baixe nosso aplicativo:

2020: ANO DA COLHEITA TRÍPLICE

_____________________________________________




Comentários