9º Dia | "Uma Viagem de 40 Dias na Palavra de Deus"
No maravilhoso sermão das Bem-Aventuranças compartilhado pelo Senhor Jesus com os seus discípulos, a cada bem aventurança que Ele adicionava, aquilo aprofundava mais a distância entre os discípulos e o povo. O chamamento dos discípulos torna-se cada vez mais visível. Aqueles que choram são aqueles que estão preparados para renunciar e viver sem tudo o que o mundo chama de felicidade e paz. Eles são aqueles que não podem viver de acordo com o mundo, que não podem se conformar com o mundo. Lamentam o mundo, sua culpa, seu destino e sua felicidade.
Ninguém entende as pessoas melhor do que os seguidores de Jesus. Ninguém ama mais as pessoas do que os discípulos de Jesus, é por isso que eles estão à parte, por que eles lamentam. É significativo e adorável que Lutero traduza a palavra grega para “abençoado” por "aquele que suporta o sofrimento. A parte mais importante é como os discípulos lidam com essa questão. Os discípulos não se livram do sofrimento, como se nada disso tivesse a ver com eles. Em vez disso, suportam-no. Ao fazê-lo, eles testemunham sua conexão com as pessoas ao seu redor.
Ao mesmo tempo, isso indica que eles não buscam arbitrariamente o sofrimento, que não se retiram em desprezo deliberado pelo mundo. Em vez disso, eles carregam o que lhes é imposto e o que lhes acontece como discípulos por causa de Jesus Cristo. Finalmente, os discípulos não serão enfraquecidos pelo sofrimento, desgastados e amargurados até que sejam quebrantados. Em vez disso, eles suportam o sofrimento, pelo poder de quem os suporta.
Os discípulos suportam o sofrimento que lhes é imposto apenas pelo poder daquele que carrega todo o sofrimento na cruz. Como portadores de sofrimento, eles estão em comunhão com o Crucificado. Eles permanecem como estranhos no poder daquele que era tão estranho ao mundo que o crucificou.
Sabedoria Bíblica
“Felizes os que choram, pois serão consolados.” Mateus 5:4 NVT.
Questões a Ponderar
De forma pratica, o que significa "chorar pelo mundo"?
Como podemos suportar o sofrimento de maneira saudável e redentora, sendo discípulos de Jesus?
Como podemos nós como cristãos, de forma individual e coletiva, não nos conformarmos com este mundo e ao mesmo tempo não desprezá-lo?
Como os cristãos suportam o sofrimento por causa do mundo, como eles empregam "o poder dAquele que carregou todo sofrimento na cruz"?
Porção de Salmos
“Transformaste meu pranto em dança; tiraste minhas roupas de luto e me vestiste de alegria, para que eu cante louvores a ti e não me cale. Senhor, meu Deus, te darei graças para sempre!”
Salmos 30:11-12 NVT
Reflexão
Anote as vezes em que você lamentou "sobre o mundo".
Reflita sobre sua experiência com respeito a essa lamentação. Como foi? O que você fez? Como você se sentiu? Que recursos ajudaram você a viver através desta lamentação?
Você já teve que suportar o sofrimento por causa de sua fé cristã? Escreva sobre a experiência. O que você aprendeu com essa experiência?
Intercessão
Ore pelo mundo, "pela sua culpa, seu destino e sua falsa felicidade". Ore por aqueles que sofrem com a injustiça do mundo, para que eles possam encontrar a justiça. Ore pelos injustos, para que eles possam experimentar o arrependimento, encontrar o perdão, e serem preenchidos com compaixão, e começar a fazer justiça.
Oração de Hoje
“Senhor Jesus, dá-me tanta compaixão e amor por esse nosso mundo ferido, e que eu possa verdadeiramente chorar por todos os que sofrem de alguma forma.”
______________________________
“Viagem de 40 dias com Dietrich Bonhoeffe”
Tradução e Adaptação: Paulo Miranda
Comentários
Postar um comentário