12º Dia | "Uma Viagem de 40 Dias na Palavra de Deus"


Estas pessoas sem posses, estes estrangeiros nesse mundo, estes impotentes, estes pecadores, estes seguidores de Jesus vivem agora também com Ele, renunciando sua própria dignidade, pois são misericordiosos. Como se a sua própria necessidade e falta já não fossem suficientes, agora eles partilham da necessidade, humilhação e culpa de outras pessoas.

Têm um amor irresistível pelos humildes, pelos doentes, por aqueles que estão na miséria, por aqueles que são humilhados e humilhados, por aqueles que sofrem injustiça e são rejeitados, por todos os que estão na dor e na ansiedade. Eles procuram todos aqueles que caíram no pecado e na culpa. Nenhuma necessidade é demasiada grande, nenhum pecado é demasiadamente pavoroso para que a misericórdia não chegue.

Os misericordiosos dão a sua própria honra àqueles que caíram na vergonha e tomam essa vergonha para si próprios. Podem ser encontrados na companhia de cobradores de impostos e pecadores e suportam de bom grado a vergonha da sua comunhão. Os discípulos entregam o maior bem de alguém, a sua própria dignidade e honra, e demonstram misericórdia. Eles conhecem apenas uma dignidade e honra, a misericórdia do seu Senhor, que é a sua única fonte de vida.


Sabedoria Bíblica

"Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles receberão misericórdia" (Mateus 5:7)


Questões a Ponderar

  • Falando de uma forma pratica, o que será a misericórdia? Como será que as pessoas misericordiosas agem?

  • Porque é necessária a "renúncia da sua própria dignidade" para que os discípulos sejam verdadeiramente misericordiosos?

  • Como pode uma igreja renunciar à sua própria dignidade para ser misericordiosa?

  • Como Jesus se revela como o nosso modelo para renunciar à dignidade, a fim de sermos também misericordiosos?


Porção de Salmos

A luz raia nas trevas para o íntegro, para quem é misericordioso, compassivo e justo. Feliz é o homem que empresta com generosidade e que com honestidade conduz os seus negócios”

Salmos 112:4-5 NVI


Reflexão

  • Reflita sobre quando você usou de misericórdia com alguém. Como você se sentiu?

  • Reflita sobre uma ocasião em que a misericórdia lhe foi negada. Como você se sentiu?

  • Reflita sobre as formas como Deus é misericordioso para com você.


Intercessão

Pense em alguém que precisa experimentar a misericórdia. Ore por essa pessoa e por sua necessidade. Pergunte a Deus o que você pode fazer para mostrar misericórdia a essa pessoa.


Oração de Hoje

“Senhor, que a tua infinita misericórdia para comigo me permita ser verdadeiramente misericordioso para com todos os outros também.”


______________________________


Esse devocional foi extraído de 
“Viagem de 40 dias com Dietrich Bonhoeffe”
Tradução e Adaptação: Paulo Miranda

______________________________

Acesse nosso site: 

Baixe nosso aplicativo:

2020: ANO DA COLHEITA TRÍPLICE

_____________________________________________



Comentários