16º Dia | “Uma Viagem de 40 Dias na Palavra de Deus” | 13/07/2020



"Você é o sal" e não "Você deveria ser o sal"! Os discípulos não têm escolha se querem ou não ser o sal. Nenhum apelo é feito a eles para que se tornem o sal da terra. Ao contrário, eles são apenas sal, quer queiram ou não ser, pelo poder do chamado que os atingiu.


Você é o sal e não … "você tem o sal". Diminuiria o significado de equiparar a mensagem dos discípulos a sal, como fizeram os reformadores. O que se quer dizer é toda a existência deles, na medida em que ela está recém fundamentada no chamado de Cristo ao discipulado, aquela existência da qual as Bem-Aventuranças falam. Todos aqueles que seguem o chamado de Jesus para o discipulado são feitos por esse chamado para serem o sal da terra em toda a sua existência.


Sabedoria Bíblica


“Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens” (Mateus 5:13).


Questões a Ponderar

  • Quais são as qualidades do sal que o tornam uma metáfora adequada para os discípulos de Jesus?
  • Se o chamado de Cristo ao discipulado muda toda a nossa existência, de que forma a vida do discípulo deve ser diferente daqueles que não ouviram ou não aceitaram o chamado?
  • Existe alguma área da vida de um discípulo que esteja isenta do chamado para ser o sal da terra? Explique.

Porção de Salmos

“Dá-me entendimento, para que eu guarde a tua lei e a ela obedeça de todo o coração. Dirige-me pelo caminho dos teus mandamentos, pois nele encontro satisfação. Inclina o meu coração para os teus estatutos, e não para a ganância. Desvia os meus olhos das coisas inúteis; faze-me viver nos caminhos que traçaste” 
(Salmos 119:34-37)


Reflexão
  • Como se sente ao entender-se como o sal da terra?
  • Quão salgado você é?
  • Liste as maneiras pelas quais você é sal em sua família, local de trabalho e comunidade.

Intercessão

Pense em lugares em sua comunidade onde o "sal" é necessário. Ore por sua comunidade de fé para que possa estar à altura do chamado para ser sal nesses lugares.

Oração de Hoje

“Senhor, em resposta ao seu chamado, eu quero ser quem o Senhor me fez para ser: o sal da terra.”

Comentários