15º Dia | “Uma Viagem de 40 Dias na Palavra de Deus” | 11/07/2020


Isto não se refere à justiça de Deus, mas ao sofrimento por uma causa justa, ao sofrimento por causa do julgamento justo e da ação dos discípulos de Jesus. No julgamento e na ação, aqueles que seguem Jesus serão diferentes do mundo ao renunciar a sua propriedade, felicidade, direitos, justiça, honra e violência. Eles serão ofensivos para o mundo.

É por isso que os discípulos serão perseguidos por causa da justiça. Não o reconhecimento, mas a rejeição será sua recompensa do mundo por sua palavra e ação. É importante que Jesus chame seus discípulos de bem-aventurados, não apenas quando confessam diretamente Seu Nome, mas também quando sofrem por uma causa justa.


Sabedoria Bíblica

"Bem-aventurados aqueles que são perseguidos por causa da justiça, pois deles é o reino dos céus". Mateus 5:10


Questões a Ponderar

  • O que você acha da afirmação de Bonhoeffer de que os discípulos serão "ofensivos para o mundo"?
  • Por que hoje o mundo parece mais indiferente aos cristãos e à igreja do que ofendido por eles?
  • De que forma um discípulo é "abençoado" quando ele ou ela "sofre por uma causa justa"?


Porção de Salmos

O justo nunca será derrotado pelas dificuldades da vida, e sempre se lembrarão dele. Ele não tem medo de más notícias porque o seu coração confia totalmente no Senhor, e ele tem uma base firme para sua vida. Por isso, não tem medo de seus inimigos; o seu coração está seguro. Ele sabe que Deus o ajudará a vencer os seus adversários. Ele reparte seus bens generosamente com os pobres e necessitados. E assim, será sempre lembrado pelas suas boas obras. Ele terá muita influência e será honrado” (Salmos 112:6-9 NBV).


Reflexão

  • Escreva sobre um momento em que você sofreu por fazer a coisa certa. Reflita sobre seus sentimentos em relação a essa experiência.

  • Você já se absteve de fazer a coisa certa porque tinha medo de rejeição ou de sofrimento? Se sim, reflita sobre como se sentiu ao se conter.


Intercessão

Pense em pessoas que você conhece (ou conhece) que estão sofrendo "por causa da justiça". Ore para que elas possam receber coragem e conforto de sua fé e para que possam prevalecer.


Oração de Hoje

Senhor, dai-me a sabedoria de saber o que é certo e fazei com que eu esteja disposto a sofrer por uma causa justa.”


Comentários