7º Dia | "Uma Viagem de 40 Dias na Palavra de Deus"


Ninguém quer viver preocupado, não é verdade? Nosso coração humano é constantemente enganado por acreditar que os bens terrenos é que nos dão segurança e nos deixam livres de toda a preocupação. Mas na verdade, eles são os causadores da ansiedade. O coração que se apega aos bens desta terra recebe consigo o fardo sufocante da preocupação. 

A preocupação nos faz colecionar tesouros, e esses tesouros geram mais preocupações. Desejamos trazer segurança para as nossas vidas com bens terrenos; nós queremos que essa nossa preocupação nos torne livres de futuras preocupações, mas o que ocorre na verdade é bem o oposto disso. As correntes que nos prendem aos bens terrenos, as garras que fazem com que nos agarremos a esses bens, são as preocupações da vida.

O utilização abusiva dos bens terrestres consiste em usá-los como algo que vai me dar segurança para o dia seguinte. A preocupação é sempre direcionada para o amanhã. Mas os bens são destinados apenas para hoje no sentido mais estrito. O fato de querermos ter nossa própria garantia de que teremos coisas para amanhã é o que nos torna tão inseguros hoje. Basta que cada dia tenha seus próprios problemas. 

Apenas aqueles que colocam o amanhã completamente nas mãos de Deus e recebem hoje o que precisam para suas vidas, essas sim são pessoas que estão vivendo realmente em verdadeira segurança. Receber diariamente me liberta da preocupação do amanhã.


Sabedoria Bíblica


Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal” Mateus 6:33-34 NVI.


Questões a Ponderar

  • Se "a preocupação coleciona tesouros, e os tesouros produzem mais preocupações", como alguém pode parar de se preocupar?

  • Como podemos perceber a diferença entre o que realmente "precisamos" e o que achamos que precisamos para as nossas vidas? Por que nós realmente queremos tanto isso? Será que podemos nos contentar com o que realmente precisamos?

  • Falando de uma forma pratica, o que significaria parar com essa nossa "utilização de bens terrenos de forma abusiva" e "colocar o amanhã completamente na mão de Deus"?


Porção de Salmos

Como é precioso o teu amor, ó Deus! Toda a humanidade encontra abrigo à sombra de tuas asas. Tu os alimentas com a fartura de tua casa e deixas que bebam de teu rio de delícias. Pois és a fonte de vida, a luz pela qual vemos” Salmos 36:7-9 NVT.


Reflexão de Hoje

  • Anote suas preocupações de hoje.

  • Reflita sobre por que você tem essas preocupações.

  • Quantos delas têm a ver com coisas que você tem ou quer ter?

  • Descubra maneiras pelas quais você possa confiar em Deus pelo dia de hoje e pelo dia de amanhã, e como isso pode aliviar sua preocupação e lançar fora o medo.


Intercessão

Na sua oração de hoje, você pode orar pelas pessoas que você conhece que estão ansiosas, preocupadas ou com medo. Peça a Deus para libertá-los de suas preocupações aumentando sua confiança no cuidado providencial de Deus.


Oração de Hoje

“Senhor, eu sinto que minhas preocupações estão agora em sua graciosa mão e vivo este dia confiando que tú estás comigo, e que o que eu tenho é mais do que eu preciso. Obrigado Senhor, amém.”



______________________________


Esse devocional foi extraído de 
“Viagem de 40 dias com Dietrich Bonhoeffe”
Tradução e Adaptação: Paulo Miranda

______________________________

Acesse nosso site: 

Baixe nosso aplicativo:

2020: ANO DA COLHEITA TRÍPLICE

_____________________________________________


OUÇA ESSA REFLEXÃO EM ÁUDIO

____________________________________________


Comentários