6º Dia | "Uma Viagem de 40 Dias na Palavra de Deus"


Bens são dados a nós para serem usados e não para serem armazenados. Assim como Israel no deserto recebia maná diariamente de Deus e não tinha que se preocupar com comida e bebida, e assim como o maná que foi armazenado de um dia para outro apodreceu, os discípulos de Jesus também deveriam receber sua parte diariamente de Deus. Mas se eles guardassem aquilo como tesouro duradouro, eles iriam estragar tanto o presente quanto eles mesmos. O coração se apega ao tesouro recebido. Posses guardadas ficam entre mim e Deus. Onde está meu tesouro, estará a minha confiança, a minha segurança, o meu conforto, e o meu deus. Tesouro aqui significa “idolatria”.

Mas onde está o limite entre os bens que eu deveria usar e o tesouro que eu não deveria usar? Se mudarmos essa declaração e dissermos, aquilo em que o nosso coração se prende, isso é o nosso tesouro, então temos a resposta. Pode ser um tesouro muito modesto; não é uma questão de tamanho. Tudo depende do seu coração. Se eu continuar perguntando a mim mesmo, como posso reconhecer no que meu coração está apegado, novamente há uma resposta clara e simples: o que te impede de amar a Deus acima de todas as coisas, tudo o que fica entre você e sua obediência a Jesus é o tesouro no qual seu coração está apegado.


Sabedoria Bíblica

Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘O que vamos comer? O que vamos beber? O que vamos vestir?’. Essas coisas ocupam o pensamento dos pagãos, mas seu Pai celestial já sabe do que vocês precisam.” Mateus 6:31-32 NVT.


Questões a Ponderar

  • Em nossa cultura materialista e consumista, como podemos saber quando é suficiente?

  • Se, “tesouro” significa “idolatria", como nós acabamos aprovando e promovendo a idolatria?

  • Se "amássemos Deus acima de todas as coisas", como nossa relação com "todas as coisas" mudaria?


Porção de Salmos

Os olhos de todos estão voltados para ti com esperança; tu lhes provês o alimento conforme necessitam. Quando abres tua mão, satisfazes o anseio de todos os seres vivos. O Senhor é justo em tudo que faz; é cheio de bondade. O Senhor está perto de todos que o invocam, sim, de todos que o invocam com sinceridade.” Salmos 145:15-18 NVT.


Reflexão de Hoje

  • Reflita (da forma mais honesta que você puder) sobre suas idolatrias particulares, sobre essas coisas (ou pessoas) às quais seu coração se apega de tal forma que elas ficam entre você e sua obediência a Jesus.

  • Pergunte-se em seu diário sobre o que você pode fazer para mover seu coração de tais ídolos para Deus.


Intercessão

Ore para que você, sua família e seus amigos (cite os nomes deles) possam ter a sabedoria de identificar seus ídolos e a graça de Deus para abandoná-los. Em seguida, prossiga em amar a Deus acima de todas as coisas.


Oração de Hoje

Senhor, que o meu verdadeiro tesouro esteja em te conhecer e te seguir. Que nada fique no caminho do seu amor por mim e do meu amor por ti, amém!”


______________________________


Esse devocional foi extraído de 
“Viagem de 40 dias com Dietrich Bonhoeffe”
Tradução e Adaptação: Paulo Miranda

______________________________

Acesse nosso site: 

Baixe nosso aplicativo:

2020: ANO DA COLHEITA TRÍPLICE

_____________________________________________


OUÇA ESSA REFLEXÃO EM ÁUDIO

____________________________________________


Comentários