1º Dia | "Uma Viagem de 40 Dias na Palavra"


Aqueles que seguem o mandamento de Jesus integralmente, e que descansam no jugo de Jesus sem resistência, verão que o fardo que devem carregar é leve. Na suave pressão desse jugo, eles receberão força para seguir o caminho certo, sem se cansarem. ... Pra onde o chamado ao discipulado levará os que o seguirem? Que decisões e separações dolorosas isso implicará? Devemos levar essa pergunta ao único que sabe a resposta. Somente Jesus Cristo, que nos pede para segui-lo, sabe aonde o caminho nos levará. Mas sabemos que será um caminho cheio de misericórdia além da medida. Discipulado é alegria.


Sabedoria Bíblica

Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”

Mateus 11:28–30 NVI


Questões a Ponderar

  • Qual é o “mandamento” de Jesus que devemos seguir? (Confira em João 15:12).
  • Se esse mandamento é o "jugo" de Jesus, como isso pode mudar nossas vidas se não formos resistentes a esse mandamento?
  • Por que seguir o mandamento de Jesus nos leva constantemente a “decisões e separações dolorosas”?


Porção de Salmos:

"Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas; guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo."

Salmo 25:4–5 NVI


Reflexão do Dia

  • Ser discípulo não é apenas crer em Jesus, é seguir a Jesus. Reflita sobre como você está seguindo Jesus atualmente. A experiência de ser um discípulo traz "alegria" para você? O “fardo” do seu discipulado é “leve”?

  • Você sente que existem lugares que Jesus pode querer te levar, e estes são lugares onde você prefere não ir? Se sim, onde são esses lugares e o que está te impedindo?


Intercessão

Ore especificamente pelos seus familiares, amigos e colegas para que eles também possam ouvir claramente o chamado ao discipulado (que é o chamado ao amor e à justiça) e que possam experimentar seguir o mandamento de Jesus com alegria, e que isso se concretize realmente na vida deles.


Oração de Hoje

"Senhor Jesus, somente você sabe pra onde o meu caminho me levará, mas confio que, mesmo que não conheça o caminho ou o destino, você está comigo e vai adiante de mim, e eu o sigo com alegria."


______________________________


Esse devocional foi extraído de
“Viagem de 40 dias com Dietrich Bonhoeffe”
Tradução e Adaptação: Paulo Miranda

______________________________

Acesse nosso site: 

Baixe nosso aplicativo:

2020: ANO DA COLHEITA TRÍPLICE

_____________________________________________


OUÇA ESSA REFLEXÃO EM ÁUDIO

____________________________________________

Comentários