Mensagem: FERIDOS PELOS AGUILHÕES | 24/05/2020
Leitura de Referência
Atos 9:1-6 (ARC)
1 E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote
2 e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens, quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.
3 E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
4 E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
5 E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
6 E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.
Sabemos que no começo da igreja primitiva, houve grande perseguição contra os cristãos. Um dos principais perseguidores se chamava Saulo de Tarso. Ele aparece no cenário da morte de Estevão.
Atos 7:57,58
"Então, tapando os ouvidos com as mãos e abafando-lhe a voz com gritos, atacaram-no. E arrastaram-no para fora da cidade para o apedrejar. As pessoas que serviram como testemunhas tiraram as vestes e deixaram-nas ao cuidado de um jovem chamado Saulo."
O QUE SAULO FAZIA TÃO BEM?
1. Fazia tudo com zelo. “Sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade. Fui instruído rigorosamente por Gamaliel na lei de nossos antepassados, sendo tão zeloso por Deus quanto qualquer de vocês hoje" - (22.3 NVI).
2. Não media esforços: "Persegui os seguidores deste Caminho até a morte, prendendo tanto homens como mulheres e lançando-os na prisão" - (22.4 NVI).
3. Tinha plena convicção de que estava fazendo o que era certo. Era muito religioso. Tinha o respaldo de muita gente importante: "como o podem testemunhar o sumo sacerdote e todo o Sinédrio; deles cheguei a obter cartas para seus irmãos em Damasco e fui até lá, a fim de trazer essas pessoas a Jerusalém como prisioneiras, para serem punidas." - (22.5 NVI).
O QUE ACONTECEU?
1. Jesus o encontra no caminho para Damasco e diz:
"Eu sou Jesus" - (9:5)
– A Bíblia não fala se havia uma aparência pessoal do Salvador quando Ele se apresenta a Saulo, ou se apenas há a manifestação de sua glória.
– Embora fosse uma aparição pessoal, assumindo o trabalho de converter tal perseguidor pelas suas próprias mãos, Ele ainda pretendia convertê-lo de maneira natural.
a) Ele prendeu sua atenção;
b) Ele o deixou "alarmado" por sua culpa;
c) Ele apresentou a verdade respeitando a si mesmo. Em Atos 22:8, a expressão é assim registrada:
“Eu sou Jesus de Nazaré”
Como Saulo deve ter se sentido. Engoliu seco naquele momento.
Essa declaração de Jesus foi adequada especialmente para quebrantar Saulo. Não há dúvida de que ele frequentemente blasfemava do Nome e ridicularizava a ideia de que o Messias poderia sair de Nazaré.
Saulo baixa a guarda. Até então ele achava que estava fazendo a obra de Deus, no entanto, ele estava lutando contra Deus.
“Eu sou Jesus, o Nazareno". O que era objeto de menosprezo e repúdio de Saulo, agora se revela como Jesus, o Cristo investido de uma glória especial.
"Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões." - (9:5)
Aguilhão: lança pontiaguda para fazer os bois seguirem em frente. Isso machuca ele quando resiste. Podemos comparar essa "resistência" a soberba, orgulho, o trabalhar contra o Plano e Propósito Divino, insubordinação, desobediência.
PONTOS A OBSERVAR:
1. A IMPORTÂNCIA DO EVANGELHO:
- Jesus dá tanta importância para o Evangelho que Ele pessoalmente se encarrega de apresentá-lo.
- Até quando nós vamos resistir a Deus? A Jesus? Ao Evangelho?
2. PARECE CERTO, MAS ESTÁ ERRADO!
- É possível alguém ter muito conhecimento da Palavra, ser muito religioso, zeloso, e ainda assim estar muito equivocado sobre o que está fazendo para Deus?
3. ELE TRABALHA EM COOPERAÇÃO CONOSCO
- Jesus envia Saulo para Ananias, servo piedoso.
- Ananias o batiza, ora pela sua cura, ministra a Plenitude do Espírito Santo sobre ele e revela a sua missão.
A MISSÃO DE SAULO
O que Ananias recebeu de Jesus:
"Mas o Senhor disse a Ananias: — Vá, pois eu escolhi esse homem para trabalhar para mim, a fim de que ele anuncie o meu nome aos não judeus, aos reis e ao povo de Israel." - (9:15 NVI)
O que Ananias disse a Saulo:
"Você será testemunha dele a todos os homens, daquilo que viu e ouviu" - (22:16 NVI)
Jesus mostra o preço que ele terá que pagar - (9:16)
O ENVIO - Atos 22:16-18 (NAA)
[Ananias diz] "E agora, o que está esperando? Levante-se, receba o batismo e lave os seus pecados, invocando o nome dele.” — Quando voltei para Jerusalém, enquanto orava no templo, sobreveio-me um êxtase, e vi o Senhor. Ele me disse: “Ande logo e saia imediatamente de Jerusalém, porque não aceitarão o seu testemunho a meu respeito.”
A MISSÃO DE ANANIAS - Atos 9:17 (NVI)
"Então Ananias foi, entrou na casa, pôs as mãos sobre Saulo e disse: “Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo”
Conclusão:
- Todos somos chamados, evangelizados e temos uma missão a cumprir.
- Podemos achar que estamos fazendo a vontade de Deus, até religiosamente, com zelo, mas podemos estar errando.
- Quando fazemos outra coisa que não seja nossa Missão, Propósito, é como o boi se rebelando contra os aguilhões. Vai certamente se machucar. É coisa dura e difícil.
- Devemos buscar em Jesus a remoção das escamas dos olhos pedindo ao Senhor que nos direcione até aquelas pessoas piedosas como Ananias, que irão nos ajudar no preparo, compreensão da missão e envio.
- Qualquer outra coisa fora do plano de Deus para nós é "recalcitrar contra os aguilhões". Espernear contra lanças pontiagudas. É chutar espinheiros.
Comentários
Postar um comentário