MENSAGEM DOMINGO 10/05/2020 | UM PALÁCIO PARA DEUS




UM PALÁCIO PARA DEUS


"E mandou o rei que trouxessem pedras grandes, e pedras preciosas,
e pedras lavradas, para fundarem a casa"  I Reis 5:17

A edificação do primeiro templo em Jerusalém em 959 AC, no Monte Moriá, onde muitos acreditam ser o lugar onde Isaque quase foi sacrificado por Abraão por ordem divina, lugar que se chama “Javé Provê”, é uma maravilhosa figura profética.
 
Salomão recebeu de seu pai Davi, a incumbência de construir um palácio para Deus, um lugar que seria referência da presença do Senhor, não apenas para seu povo, mas para todas as nações da Terra.

Tudo que envolveu aquela magnífica obra revelava grandeza e excelência. O "endereço de Deus" entre os homens deveria  manifestar seu caráter. Por isso, cada detalhe da obra estava impregnado de  sentido profético.

O templo de Salomão, assim como várias outras figuras do Antigo Testamento, apontavam para uma realidade muito maior. Na Nova Aliança, Deus não está mais focado em lugares e objetos. Ele não habita em prédios feitos por mãos humanas:

“Ele é o Deus que fez o mundo e tudo que nele há. Uma vez que é Senhor dos céus e da terra, não habita em templos feitos por homens” 
(Atos 17:24 NVT).
 
Já chegou a hora em que a adoração não está restrita a Jerusalém e nem a nenhum outro lugar da Terra:

(João 4:21-24 NVT)
21 Jesus respondeu: “Creia em mim, mulher, está chegando a hora em que já não importará se você adora o Pai neste monte ou em Jerusalém.
22 Vocês, samaritanos, sabem muito pouco a respeito daquele a quem adoram. Nós adoramos com conhecimento, pois a salvação vem por meio dos judeus.
23 Mas está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. O Pai procura pessoas que o adorem desse modo.
24 Pois Deus é Espírito, e é necessário que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.


Mas há um grandioso templo sendo edificado com o mesmo propósito do de Salomão: ser referência da presença do Senhor para os
povos. Só que agora, o templo é vivo, as pedras são vivas, a edificação/construção não é feita com matéria inanimada, mas com gente!

Esta é a grande revelação que Pedro nos traz ao escrever sua primeira carta:

"Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual..."
(I Pedro 2:5)

Sim, eu e você somos a matéria-prima com a qual Deus está levantando um grande palácio para Si.

A Bíblia diz que Salomão "… mandou que trouxessem pedras grandes, pedras preciosas e pedras lavradas para os alicerces do templo" (I Rs 5:17 NAA).

Que maravilhoso paralelo! É deste tipo de gente que Deus precisa nos nossos dias para que o TEMPLO chamado IGREJA seja acabado e sua glória finalmente possa vir.
 
1- CRISTÃOS TIPO “PEDRA GRANDE”
[de alto valor (nvt), de boa qualidade (ntlh)]

Precisamos ser e formar discípulos que se revelem como "pedras grandes" na Casa do Senhor. Estamos falando de gente que pensa grande, que enxerga grande, que frutifica grande.

Para tanto, é preciso que façamos cair por terra as "FORTALEZAS DA MEDIOCRIDADE" (acanhamento), que o sistema secular plantou em nossas mentes e emoções. Agora mesmo, o “sistema” está doutrinando as pessoas através do medo - (ref. ao covid19).

Não podemos mais admitir uma mentalidade de submundo, regida por sentimentos de incapacidade, inferioridade e desvalor. O Senhor nos chamou para um enorme projeto de conquista das nações. Para isto, Ele precisa de vidas que sejam capazes de se mover na força do seu poder, que suportem grandes pesos e caminhem como conquistadores por natureza. Você se apresenta para este propósito divino?

2 – CRISTÃOS TIPO “PEDRAS PRECIOSAS”

Em segundo lugar, precisamos ser e formar discípulos do tipo "pedras preciosas". Refiro-me a gente que traga a excelência no seu caráter e, por conseguinte, a revela em suas ações e frutos.
Há uma voz profética sobre a Igreja dizendo: "Chega de mediocridade!"
O povo de Deus não pode mais ser um povo comum, mediano. Antigamente víamos isso até na forma dos cristãos se trajarem, terno, gravata, pessoas simples, mas que tentavam de alguma forma demonstrar que se sentiam importantes com a nova vida em Cristo.
Nossa vida tem que revelar em tudo o padrão de excelência dos céus. Isto engloba nossas práticas devocionais, nosso ministério, nossa família, nossa saúde, nossas finanças, nossa profissão, enfim, tudo o que somos e fazemos precisa trazer a marca do precioso, do superior, do melhor.

É claro que custa um preço! Você não tropeça em pedras preciosas andando pela rua. É necessário cavar, garimpar, buscar com perseverança.

Mas quero lhe dar uma boa notícia: a excelência já está plantada em você! Sim, todo aquele que nasceu de novo é verdadeiramente nobre, tem capacidade de projetar coisas nobres e tem nobreza para perseverar. Digo isto porque o melhor de Deus, que é Jesus, está em você! 
Então, é necessário apenas remover os entulhos da velha natureza, para que sua vida seja uma referência do que há de melhor nesta terra.

3 – CRISTÃOS TIPO “PEDRAS LAVRADAS”

Finalmente, o Senhor quer nos levantar como "pedras lavradas" para edificar sua casa. Isto fala de tratamento, de mudança em nossas vidas, de discipulado.
É através do processo de discipulado que somos transformados de pedras brutas em pedras lavradas, polidas, prontas para a obra de Deus.
Somente aqueles que se submetem ao tratamento podem finalmente ser aproveitados em lugares-chave da Casa do Senhor.
Você está disposto a andar por este caminho? Vai permitir que seus líderes toquem nas áreas que ainda trazem deformidades em sua vida? Isso pode ser bem doloroso, mas não há como revelar a glória de Deus sem antes passar pelo caminho da renúncia e do quebrantamento.

Estou certo de que Deus já nos deu as ferramentas necessárias para que este projeto seja levado a cabo. Ela é uma visão de grandeza, excelência e formação. A única coisa que ela não pode gerar é o espaço no coração das pessoas. Isto depende de cada um!
Que Deus encontre em você uma verdadeira pedra viva, pronta para fazer parte deste magnífico palácio.
_____________________________________
Ministrada na DOAN Curitiba em 10/05/2020
Adaptação da CCRP em 29/12/06

Comentários