LIDERADOS EM TRIUNFO | 18/04/2020





LIDERADOS EM TRIUNFO


"não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus"  (2 Coríntios 3:5).

“Não que nos consideremos capazes de fazer qualquer coisa por conta própria; nossa capacitação vem de Deus” (NVT)

Não porque pensemos que podemos fazer por nós mesmos qualquer coisa de valor duradouro. O único poder que possuímos e o êxito que obtemos vêm de Deus (NBV)

Vivemos debaixo de uma Nova Aliança com o Senhor.
Devemos viver nossa vida sabendo que dependemos totalmente de Deus, de Sua suficiência. Somos incapazes de viver uma vida que de fato agrade a Deus por nós mesmos.

Aqueles que vivem pela suficiência de Deus serão marcados cada vez mais com as características de uma vida divina. Eles se tornarão um povo liderado cada vez mais em triunfo.

12 “Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e uma porta se me abriu no Senhor, 13 não tive, contudo, tranquilidade no meu espírito, porque não encontrei o meu irmão Tito; por isso, despedindo-me deles, parti para a Macedônia. 14 Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz/lidera em TRIUNFO/VITÓRIA e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.” ( 2 Coríntios 2:12-14 ARA )

Embora Paulo conclua esta seção com palavras de ação de graças ao Senhor, por ter sido liderado/conduzido em triunfo/vitória, as circunstâncias reveladas nos versículos 12 e 13 não se mostram de fato muito triunfantes/vitoriosas.

Pelo que percebemos, havia sido aberta a Paulo uma ótima oportunidade de ministrar o evangelho em Troas, (o Senhor me deu oportunidades enormes … vi que o Senhor me havia aberto o caminho para o trabalho ali), mas ele tinha inquietação/preocupação/agitação/perda da paz-sossego de espírito, em seu coração.
Tito, embora esperado, não estava na cidade. Tito deveria ser a chave para alcançar o evangelho naquela região e Paulo precisava dele lá. Então, por causa de sua ausência, Paulo acabou indo para outro território, aguardando outra oportunidade.

No entanto, aqui ele acrescenta: "14 Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz/lidera em TRIUNFO/VITÓRIA".

Observando isso de forma superficial, isso não pareceria uma situação triunfante/vitoriosa. De fato, parecia ser mais uma situação difícil ou uma prova.

Circunstâncias decepcionantes aconteciam regularmente na vida de Paulo, exatamente como acontecem agora também com qualquer um de nós cristãos.

E apesar de sua situação frustrante em Troas (Trôade), Paulo diz claramente: "Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo".

Por que Paulo é levado a agradecer a Deus aqui?
Pelo simples motivo de que ele está olhando para a verdade além do que seus olhos podem ver.

Embora as circunstâncias não se encaixassem em seu plano ideal e sua experiência em Troas não parecesse vitoriosa, Paulo sabia algo que todos os cristãos devem também saber/aprender:

o Senhor lidera/conduz o caminho de Seus filhos; portanto, apesar de aparentemente tudo estar contrário a você, o resultado sempre será a vitória no nome do Senhor. Os propósitos de Deus estão além do nosso entendimento e tudo resultará em glória para Ele.

Você permite Deus liderar/conduzir?

Quando Deus tem permissão para liderar, e é permitido liderar nos termos dEle, Ele sempre lidera seu povo em triunfo. E o triunfo pertence a Deus e não ao homem.


“Maldito é o homem que confia nas suas próprias forças e na capacidade humana, afastando o seu coração do Senhor.”
Jeremias 17.5 (NBV)

Quando confiamos em nossa própria força, estamos fadados ao fracasso embora as aparências externas possam ter a aparência de vitória.

Mas sempre que o cristão permite que o Senhor conduza, olhando para Ele, contando com a força dEle, Ele nunca deixará de levar Seus filhos ao triunfo.

Muitas vezes, não é possível ver a vitória no meio das circunstâncias, mas ela é vista no coração daqueles a quem Deus está usando.

Deus molda a vida daqueles a quem lidera: suas respostas começam a refletir o caráter de Deus e começam a considerar mais o papel de Deus em suas vidas e situações. Nunca devemos deixar de observar que a vida sob a nova aliança se concentra na graça suficiente do Senhor, e na vida vitoriosa na qual Ele liderará Seu povo. E embora participemos de sua glória, a vitória é verdadeiramente somente dEle.

“Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” ( Romanos 8:37 )

Através da tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo e espada CORONA VÍRUS (cf. Romanos 8:35 ), Deus nos lidera vitoriosamente e nos declara “mais do que vencedor”.

“Por amar a Deus, enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro” (cf. Romanos 8:36 ), e, no entanto, isso não é vitória do inimigo. É o crente que caminha na vitória aqui. Em todas essas coisas, os filhos do Senhor são mais que vencedores, por meio daquele que os amou. Pelo próprio Cristo.

Em Jesus, pela sua morte, sepultamento e ressurreição, nós que estamos nEle e somos guiados por Ele, somos, mesmo em todas as dificuldades da vida, mais do que vencedores.

A mente do homem natural imagina que se as circunstâncias mudassem para melhor, então essa seria uma vida de vitória compreenssível.

O cristão, no entanto, vive agora além de sua natureza anterior. Ele é fortalecido sobrenaturalmente pela força de Deus e, portanto, deve procurar aqui o pensamento sobrenatural: em todas essas coisas, nessas circunstâncias escandalosas e trágicas que envolvem nossas vidas, somos, mesmo neste momento, mais do que vencedores.
__________________________
Mensagem ministrada pelo pastor Paulo Miranda na DOAN Church

Comentários