Mensagem: DESENVOLVENDO A SALVAÇÃO | 17/05/2020


DESENVOLVENDO A SALVAÇÃO 

Leitura de Referência:
Filipenses 2.12,13 (NAA)

"Assim, meus amados, como vocês sempre obedeceram, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvam a sua salvação com temor e tremor, porque Deus é quem efetua em vocês tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade."

No contexto deste capítulo, Paulo ensina como cada cristão deve conduzir sua vida: olhar sempre para Jesus seguindo Seu exemplo, vivendo em humildade, vivendo sem contendas, vivendo no mesmo espírito, sendo servos,  olhando para a necessidade dos outros e ter a Jesus como Senhor absoluto de nossas vidas, pois Deus o exaltou sobre tudo e sobre todos.

No versículo 12, Paulo motiva os crentes a continuar seguindo suas orientações, estando ele presente ou não. 

Essa era uma grande preocupação do Apóstolo Paulo: que a obra iniciada em cada uma daquelas vidas não fosse interrompida. Então, ele dá este importante recado que também serve como um grande alerta para nós hoje.

Ele diz no verso 12: 

"... DESENVOLVAM a sua salvação..."

Outras traduções usam as seguintes palavras para "desenvolvam":  operai, trabalhem com afinco, coloquem em pratica, ponham em ação. 

Tudo isso com a finalidade de CONCRETIZAR até o fim a obra iniciada.

Diante deste cenário, sabendo que a salvação é um dom gratuito de Deus, e que a recebemos somente pela fé através do sacrifício de Jesus na cruz, será que alguém poderia "perder" sua salvação? 

Uma certa linha teológica que ensina a predestinação, ensina que não, porém, quando lemos este texto, isso não se sustenta, pois o que aprendemos é que, nós  recebemos nossa salvação como um valioso presente de Deus, porém ela deve ser "desenvolvida" durante nossa vida neste mundo, até que esteja concretizada. Enquanto estamos neste mundo, corremos sim o risco de perdê-la, e esta era a preocupação de Paulo com os irmãos Filipenses, pois ele estava de partida. 

É importante entender que não conseguiremos desenvolver nossa salvação por nós mesmos, mas unicamente pela graça e ação do Espírito Santo em nossas vidas. Como diz no verso 13:

"Porque Deus é que efetua em vocês tanto o querer (vontade de) e o realizar (poder para fazer)". 

Ele mesmo trabalha isso em nós. Porém nós podemos sim não dar ouvidos ao Espírito e ignorar Sua vontade e ação sobre nós.  Isso sim gera enfraquecimento e o que eu chamo de "atrofia espiritual".

Citamos no culto exemplos de pessoas receberam um "start", um apoio apara começar a fazer algo diferente, como cantar, tocar um instrumento música,  etc. O "start" foi um presente, mas o desevovimento, aperfeiçoamento e concretização depende trabalho da pessoa. Isso não quer dizer absolutamente que nosso trabalho ou esforço é que nos garante a salvação, pois ela é totalmente pela fé e graça, mas nosso esforço, trabalho e dedicação vai nos ajudar, com direção do Espírito, a não perder esse tão valioso presente de Deus. Alguém que começa a aprender piano, se não se dedicar e não treinar, com o tempo dificilmente conseguirá tirar do instrumento uma música bela e completa, pois deixou de se desenvolver e aperfeiçoar. Esse é o ponto.

DESENVOLVER a salvação nada mais é do que buscar constantemente a SANTIFICAÇÃO. 

É abandonar o pecado. É chamar pecado de pecado e não tentar "resignificar" as coisas.

Prostituição, adultério, embriaguez, roubo, mentira, sodomia, dentre outros, tudo isso era pecado, ainda é pecado e ainda continuará  sendo pecado daqui a mil anos.

Quando recebemos a salvação, a obra só foi iniciada. Ainda há muita coisa que Deus está trabalhando em nossas vidas. Não aborte o processo.

O texto ainda diz que devemos fazer isso com TEMOR e TREMOR. 

Isso é, com reverência, respeito, atenção ao que a Palavra de Deus diz, e muito mais do que os homens estão dizendo ai fora.

Uma pergunta. O quanto você respeita e reverência o Santo nome de Jesus? Você usa esse nome em brincadeiras, piadas, usa esse nome em qualquer diálogo sem importância?

O quanto você "treme" ao ler as verdades reveladas da Palavra de Deus,  a Bíblia,  ou ela não passa de mais um livro empoeirado e esquecido sobre a cômoda?

Hebreus 12:14,15 diz:

"Procurem viver em paz com todos e busquem a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Cuidem para que ninguém fique afastado da graça de Deus, e que nenhuma raiz de amargura, brotando, cause perturbação, e, por meio dela, muitos sejam contaminados."

DESENVOLVER A SALVAÇÃO é se SANTIFICAR durante toda esta vida.

Nunca esqueça isso:

"Sem santificação ninguém verá o Senhor"

▪Medite nisso:

》Que áreas de sua vida você percebe que estão abandonadas no que se refere a santificação?

》Você percebe que está avançando na sua vida espiritual ou retrocedendo? O que você vai fazer ainda esta semana para melhorar seu relacionamento com Deus e com os irmãos?
____________________
Por Paulo Miranda
Ministrado na DOAN Church

Acesse nosso site: 

Baixe nosso aplicativo:

Assista em vídeo:

Comentários