CONFISSÃO: O MELHOR REMÉDIO PARA A CURA DA ALMA




Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.
Salmos 32:5


Abandonar o pecado nem sempre é uma coisa fácil, mas é necessária.
Ele nos destrói e afasta de nosso coração a paz.

Como é difícil você pisar em seu próprio orgulho e pedir perdão a alguém, reconhecendo o erro. Isto também se reflete na forma como nos relacionamos com Deus. Nossas orações diárias deveriam conter momentos de arrependimento e confissão, pois certamente pecamos diariamente. Mentimos, subornamos, invejamos, ou simplesmente deixamos de fazer o bem. Isso também é pecado:

Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando. Tiago 4.17.

Nada como poder desfrutar de uma consciência tranquila e uma mente renovada.

O pecado cria uma turbulência mental que faz com que nossa vida se torne triste e insossa, trazendo muita perturbação nos pensamentos.

O dia já não é mais tão bonito, as coisas já não tem o mesmo sabor. Os relacionamentos começam a ficar complicados. 


1. PECADO CAUSA DESORDEM TOTAL

Em resumo, o pecado nada mais é que uma desordem geral em nossa vida.

Ele nos impede de frutificar e de nos sentirmos úteis para Deus.

Ele nos deixa fracos e doentes. Uma pessoa fraca e doente não pode ajudar ninguém, mesmo que ela queira. Na verdade, ela precisa ser ajudada.

SALMOS 32.3

Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. (ARA)

Enquanto eu escondia as minhas faltas, chorava todo o dia e o meu corpo definhava. (SBP)


2. O PECADO NOS LEVA NOVAMENTE A ESCRAVIDÃO


Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. João 8:34


3. A SOLUÇÃO DE DEUS PARA O PECADO

Que bom que o Senhor providenciou REMÉDIO para o pecado: A CONFISSÃO.

Porém, muitas pessoas não entendem o poder da confissão. Ela é como um remédio. Ninguém gosta de tomar remédios, pois geralmente são desagradáveis, porém são necessários para restabelecer nossa saúde.

Assim é a confissão. É como um remédio amargo, mas necessário para sermos curados.

Veja o que diz Tiago 5.16:

"Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados"

Claro que não devemos sair por aí contando nossos pecados a qualquer pessoa. Assim como não devemos tomar remédios sem uma orientação de um especialista, o médico, por exemplo, também devemos procurar quem está preparado para nos ajudar. Seu pastor, um discipulador ou mentor, (um psicólogo cristão) que está te ajudando na sua caminhada.

Experimente este remédio, a aplicação do sangue de Jesus que nos purifica de nossos pecados.

1 João 1:7 (ARA)

Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

(Luz: no original “phos”, revelação, conhecimento)

(a qualidade da verdade e do seu conhecimento, em conjunto com a pureza espiritual associada a ele que está exposta à vista de todos, abertamente, publicamente | razão, mente | o poder de compreensão esp. verdade moral e espiritual.)

O texto está falando sobre:

a) Andar na luz: Transparência. Somente quem tem a confissão como um estilo de vida cristã, está andando na luz. Esconder pecados (dos homens, pois de Deus ninguém esconde), nos leva para uma vida de escuridão, repleta de segredos, pois temos medo que as pessoas se decepcionem com quem verdadeiramente somos no dia a dia.

b) Comunhão: Nossa comunhão é afetada pela falta de transparência. Mentiras, falsidades, hipocrisia torna a comunhão fraca. Nossa comunhão na horizontal deve ser tão transparente e verdadeira quanto desejamos que seja na vertical.

Horizontal gera o Vertical.

Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 1 Jo 4:20.


Esta é a verdade: João 7.9-10.

8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.
9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

Saiba que o sangue de Jesus derramado na cruz, pode purificar todo o pecado cometido.

4. HÁ PERDÃO E MISERICÓRDIA PARA NÓS:

Provérbios 28:13 

O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.

Quando você abrir seu coração, e for uma pessoa transparente, você verá que muitas áreas de fracasso em sua vida se transformarão em áreas de vitória e superação.


5. UM LEGADO PATERNO COM AUSÊNCIA DE ARREPENDIMENTO

Grande parte de nossa dificuldade em se arrepender e confessar vem do que aprendemos em nossa casa. No Brasil, não é cultivada a cultura do arrependimento e do “pedir perdão” com raras exceções. O que deveria ser aplicado por princípio nas escolas, nas igrejas e nas famílias, de fato não é.

Por exemplo:
Quando disciplinados pelos nossos pais, muitos de nós nem sabíamos porque estávamos sendo disciplinados, e na verdade, nunca nos arrependemos e ainda ficamos furiosos com eles. Muitos filhos guardam mágoas até hoje deste tempo.

É assim que agimos com nosso Pai Celestial. Da mesma forma. Reclamamos da disciplina, não nos submetemos e não reconhecemos nosso erro, pois não aprendemos isso em casa. 

O fato de nosso Pai Celestial nos disciplinar não quer dizer que ele não nos ama, e que quer nos castigar por causa do nosso pecado. Na verdade todo o pecado é digno de sentença, a sentença é morte. Ele nos ama tanto que enviou Jesus para morrer em nosso lugar e levar sobre si os nossos pecados.

Agora, precisamos observar que “a disciplina de Deus” só encerra quando houver arrependimento, e esta é a diferença! E também não nos isenta das consequências. 

Explicando melhor a diferença, seria como se você como pai, corrigindo seu filho por algo errado que ele fez, impedisse que ele usasse internet, por exemplo, até que ele se arrependa e reconheça de coração que fez errado. Só então você liberaria esta regalia.

Geralmente o que se faz é estabelecer um tempo de disciplina, e passado aquele tempo, a regalia é liberada. Alguns pais nem conseguem cumprir o tempo estabelecido e antecipam a liberação, porém, com este método, geralmente a criança, o filho, não entende e não aceita a disciplina, ainda que se submeta por determinado tempo. Nossa tendência é seguir este mesmo pensamento e atitude com Deus, nosso Pai.

Precisamos mudar, precisamos entender que o Pai ama e disciplina quem ele ama. Ele está aguardando nosso arrependimento genuíno e nossa transparência.

Faça uma oração de confissão agora. Lembre-se onde você tem falhado e peça perdão. Reconheça seus erros e confesse-os um a um a Ele. Ele nos perdoará.

Se há algo que você precise confessar a alguém, pedir perdão, faça isso. Se é algo muito grave, procure seu mentor, pastor para te orientar.

Se seus pecados estão impedindo você de orar, e sua mente está tão acusada que não se sente digno de falar com Deus, procure um líder e peça oração expondo seu problema, se você sente esta necessidade.



Comentários