EVANGELIZAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO NA VISÃO DO AP. PAULO

Romanos 15:18-21 ARA
 

18 Porque não ousarei discorrer sobre coisa alguma, senão sobre aquelas que Cristo fez por meu intermédio, para conduzir os gentios à obediência, por palavra e por obras,
19 por força de sinais e prodígios, pelo poder do Espírito Santo; de maneira que, desde Jerusalém e circunvizinhanças até ao Ilírico, tenho divulgado o evangelho de Cristo,
20 esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar sobre fundamento alheio;
21 antes, como está escrito: Hão de vê-lo aqueles que não tiveram notícia dele, e compreendê-lo os que nada tinham ouvido a seu respeito.

     O alvo principal de Paulo certamente era alcançar aqueles que nunca tinham ouvido falar de Cristo. Ele diz "para não edificar sobre fundamento alheio", ou seja, ele não ficava concentrando seu trabalho no Senhor em pessoas que já haviam ouvido falar de Cristo. O trabalho que hoje chamamos de "consolidação", ele o confiava aos próprios crentes, para que estes edificassem uns aos outros.

"E certo estou, meus irmãos, sim, eu mesmo, a vosso respeito, de que estais possuídos de bondade, cheios de todo o conhecimento, aptos para vos admoestardes uns aos outros." Rm 15:14.

     Esta visão ministerial permitiu que Paulo pudesse investir a maior parte de seu tempo evangelizando os perdidos, levando então as boas novas do evangelho onde ele não havia chegado.

     A grande verdade é que temos perdido muito de nosso precioso tempo tentando edificar sobre fundamento alheio, ou seja, sobre pessoas que já deveriam ser mestres, que estão cheias do conhecimento, que já poderiam estar há muito tempo admoestando, discipulando e cuidando uns dos outros.

     Por isso a igreja do Senhor tem avançado pouco em direção à conquista dos perdidos. Se pararmos de tentar arrastar pessoas de outras igrejas para a "nossa", de evangelizar quem já foi evangelizado, de ficar tentando mostrar que "nossa" igreja é melhor que a outra, talvez nos sobre mais tempo para evangelizar quem de fato nunca ouviu falar de Cristo, e que só está esperando alguém que os evangelize, e então possam compreendê-lo os que nada tinham ouvido a seu respeito.




    Em efeito, podemos entender que o alvo principal do cristão deve ser evangelizar aqueles que nunca ouviram falar de Cristo. A consolidação acontece dentro do próprio contexto da vida da igreja, através de relacionamentos saudáveis pelo discipulado.

   
   Esta é uma ótima receita para um ministério de sucesso como foi o de Paulo.

Pr. Paulo Miranda
29/11/2013

Comentários