ATITUDES DE UM DISCÍPULO DIANTE DAS DIFICULDADES

BASEADO NO TEXTO DE MARCOS 6.34-47.


34 E Jesus, ao desembarcar, viu uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas.
35 Estando a hora já muito adiantada, aproximaram-se dele seus discípulos e disseram: O lugar é deserto, e a hora já está muito adiantada;
36 despede-os, para que vão aos sítios e às aldeias, em redor, e comprem para si o que comer.
37 Ele, porém, lhes respondeu: Dai-lhes vós de comer. Então eles lhe perguntaram: Havemos de ir comprar duzentos denários de pão e dar-lhes de comer?
38 Ao que ele lhes disse: Quantos pães tendes? Ide ver. E, tendo-se informado, responderam: Cinco pães e dois peixes.
39 Então lhes ordenou que a todos fizessem reclinar-se, em grupos, sobre a relva verde.
40 E reclinaram-se em grupos de cem e de cinqüenta.
41 E tomando os cinco pães e os dois peixes, e erguendo os olhos ao céu, os abençoou; partiu os pães e os entregava a seus discípulos para lhos servirem; também repartiu os dois peixes por todos.
42 E todos comeram e se fartaram.



1. Jesus olha a multidão.
  • Eram como ovelhas sem pastor. 
  • Está cheio de ovelhas sem pastor em nosso meio.
  • Imagine a cena. Gente chegando por todos os lados. Doentes, enfermos, semblantes queimados e  suados pelo sol escaldante. Crianças, anciãos, aleijados, e todo o tipo de pessoa que você possa imaginar. Elas estavam a procura de "um pastor". Jesus observa o coração delas, se compadece e diz: "São como ovelhas sem pastor".

2. Considerações baseadas no versículos 35:
  • Os discípulos, não sabendo o que fazer com aquelas pessoas e talvez querendo se livrar do problema (o que fazer com este povo faminto), levaram a questão até o mestre para que ele desse um jeito. 
  • Muitas vezes nós queremos também nos livrar do problema (que vem com a visão, com a metodologia), ou nos livrar das pessoas simplesmente "devolvendo a responsabilidade" à nossa liderança, quando nós mesmos podemos fazer algo a respeito. 
  • Jesus permite que ocorra certas situações em nossas células e discipulados para ver como reagimos diante da questão. 
  • Os discípulos passavam naquele momento por um treinamento. Qual foi a resposta de Jesus quando os discípulos levaram o "problema" para o seu líder? "Dai-lhes vós de comer." (vs 37). 
  • Os discípulos aparentemente não gostaram da forma que Jesus colocou. Um (ou alguns) deles tinha a resposta "na ponta da língua": Iremos comprar duzentos denários de pão para lhes dar de comer? (vs 37). Uma pergunta com um tom irônico você não acha? Dá pra comprar pão pra toda essa gente com duzentão mestre? Onde comprar? O Senhor deve estar brincando conosco!

3. Duas coisas que nos impedem de perceber a situação e o momento onde o Senhor está nos observando e está esperando uma atitude nossa baseada na fé: (Vs 35).

  • Deserto - Fala de um lugar físico. 
Aqui não dá certo. Nesta casa não dá, na minha casa não dá, neste bairro não dá, nesta igreja não dá, neste setor, etc...Neste lugar não pode haver provisão! Onde vemos deserto, Jesus vê possibilidade de multiplicação e milagre!  

  • Hora avançada - Fala do tempo. 

Nosso tempo tem sido escasso. Temos que "despedir logo essas pessoas para que elas se virem". Esse tem sido nosso maior desafio. O tempo
Estamos divididos entre uma coisa e outra. Acabamos por abandonar o que é mais importante para o Senhor: As almas, o rebanho que está sem pastor.

Podemos mudar isso e fazer parte do milagre.


                                               Palavra ministrada no GD dos Prs Paulo e Claudiana, 30, Setembro, 2013

Comentários