QUANDO FUGIR É UMA DECISÃO INTELIGENTE

"Assim, embora ela insistisse com José dia após dia, ele se recusava a deitar-se com ela e evitava ficar perto dela."
Gênesis 39:10

"Afastem-se de toda forma de mal."
1 Tessalonicenses 5:22

NOVA VERSÃO INTERNACIONAL

___________________________________


Um grande desafio para qualquer cristão é não se deixar seduzir pelas tentações deste mundo, especialmente para nós homens.


Como já se sabe, o homem é tentado ou seduzido essencialmente por aquilo que ele vê, e a mulher por aquilo que ela ouve.
Como ainda vimemos em um mundo repleto de tentações, precisamos aprender como nos defender, se de fato desejamos ter uma vida relacional com o nosso Deus sem quaisquer entraves.


Quem nunca foi tentado?


Nunca encontraremos uma mão levantada para responder um "eu não". Nunca houve não há e nem haverá. O primeiro homem criado foi tentado, como também o último o será. Até o Senhor Jesus foi tentado, mas Ele nunca se deixou seduzir e nem caiu em tentação.


Podemos sim ser tentados. Não podemos é ceder à tentação.
Mas como fazer isso? Parece tão difícil e as vezes quase impossível!


Bom. José nos dá a receita.
Como homem foi tentado e seduzido, não uma, duas, três, mas diversas vezes, até que sua patroa decidiu partir pra tudo ou nada.


   - Devia ser uma mulher muito bela, pois mulher feia não tenta ninguém!" - Em tom descontraído, o pr Claudio Duarte fala da provação de José em uma de suas mensagens.


Num cenário atual, a mesma situação poderia ser entendida como "fraqueza" ou "burrice" de José em não aceitar se deitar com ela.
Mas José sabia que sua comunhão com Deus era muito mais importante que uma noite de prazeres. Ele sabia o que queria. Sabia para que Deus o criara. Tinha objetivos claros e definidos.


O que te faz negociar seus valores?
Até onde chega a sua resistência?
Qual é o preço de tua entrega?


O preço de negar-se a si mesmo foi bem alto para José. Ele foi para a cadeia injustamente.
Realmente o preço de fugir da sedução por vezes é bem alto.
O preço de se manter fiel pode ser o preço de se deitar numa cama de uma cela fria e escura, a deitar-se numa cama macia com uma mulher que te seduz e te deseja.


Mas esse é também o preço para se chegar no trono, e para ser honrado por Deus.
José poderia ter finalizado seus sonhos numa cama macia e com o premio da sedução ao seu lado. Mas ele preferiu o caminho mais difícil: passar pela cela para chegar ao trono.
Realmente não é nada fácil resistir e fugir da sedução, mas esse é o caminho para você chegar no topo, no alvo, no centro da vontade de Deus para sua vida.

Devemos seguir esta instrução da Palavra de Deus: fugir, afastar-se da aparência do mal.


Observe 3 coisas importantes que você precisa aprender com José para vencer as tentações:

"Assim, embora ela insistisse com José dia após dia, ele se recusava a deitar-se com ela e evitava ficar perto dela."
Gênesis 39:10 NVI

1. A TENTAÇÃO É DIA A DIA

Enquanto você não tomar uma atitude séria com relação à tentação ou sedução, ela irá se intensificando, e se tornando cada vez mais forte, constante, eficaz e perturbadora até que o fato seja consumado. Ela virá pelas madrugadas te sondar, te vigiará pelo canto da porta, pelo vão da janela escura, pelas cenas subliminares das propagandas, pelos cheiros, músicas, olhares, etc. É uma insistência premeditada, porque satanás quer te vencer no cansaço. Ele quer te destruir pela porta da sedução. Talvez José nem sabia que seu olhar meigo e respeitoso para com sua patroa era interpretado como um sim. Um conselho aos casados: Cuide como você se relaciona com pessoas do sexo oposto. Às vezes, um simples olhar ou sorriso pode ser interpretado como uma abertura para tentações de ambos os lados.


2. RECUSE-SE

Essa atitude de José certamente deixou esta enviada de satanás bem perturbada! Ela planeja meios mais eficazes de seduzi-lo e ataca-lo, mas José se esquivava. Eu creio que mediante a situação, ele pediria as contas, iria embora daquele emprego e não se incomodaria mais. Pena que ele não era empregado, era um escravo e não podia sair dali. Mas, e você? Tá sendo tentado em seu trabalho? Arrume outro emprego. Está sendo seduzido e colocando em risco sua família por causa da sua vizinha ou vizinho, aquele cara saradão que fica te galanteando, oferecendo elogios que seu marido nunca lhe deu? Proponha uma mudança! Venda a casa, alugue, mude de cidade! Recuse-se a continuar nesta situação! Você ainda está livre para tomar esta decisão. Você não é escravo, mas se cair nas garras sedutoras do inimigo, você sentirá primeiro o prazer e as delícias, mas logo depois os grilhões do inferno e as amargas consequências de seu pecado. Recuse-se a se deitar com o inimigo, mesmo que ele seja seu patrão!


3. EVITE FICAR PERTO

Como satanás tem te tentado? Pare para analisar. Onde ele te derruba? Onde você se sente frágil e fraco? Na internet? Nas redes sociais? Televisão? Programas que contém cenas que te deixam perturbado, excitado, balançado? Revistas? Facebook?


QUEM É A MULHER DE POTIFAR EM SUA VIDA?

IDENTIFIQUE-A.
RECUSE-A.
FUJA DELA.

Esse é o conselho de José, governador do Egito, do Apóstolo Paulo em sua carta aos Tessalonicenses, e do seu amigo Pr. Paulo Miranda.
Deus te abençoe.

Comentários