O PREÇO DE SEGUIR A CRISTO


A salvação é de graça. Jesus conquistou-a para nós na cruz. Basta o aceitarmos e esse dom “presente” é nosso, porém, seguir a cristo, ser seu discípulo tem um preço. Esse preço muitas vezes é ignorado pelos crentes e por isso o mundo está cheio de cristãos superficiais.

Seis Passos Para Me Tornar Discípulo de Jesus
1º - Aborrecer - Se alguém vier a mim, e não aborrecer... (vs.26)
            - É escolher preferencialmente a Cristo sobre meus
            - É colocar Cristo à frente de sua vida social, seus compromissos, etc...
>>> É JESUS SOBRE MEUS RELACIONAMENTOS.



2º - Tomar sua Cruz - Quem não leva a sua cruz e não me segue... (vs.27) – Submeter minha vontade a vontade de Deus.
            - É Seguir a Jesus e não estar na sua frente.
            - É caminhar em direção da morte:
                        a) do meu egocentrismo
                        b) das minhas vontades
                        c) da minha independência
                        d) das minhas ambições
>>> É JESUS NO COMANDO DA MINHA VIDA, MINHA ALMA.


3º - Edificar - Construir com diligência (vs.28)

            - Edificar um prédio é caro! Será que optei por um evangelho barato?
Ser discípulo de Jesus implica em assumir um compromisso tão grande que preciso levar em conta os custos disso. A obra é grande e de imensa responsabilidade. Não posso construir um prédio de qualquer jeito pois ele pode ruir, assim como minha vida espiritual.
ESTOU DISPOSTO A LEVAR ESSE MEU PROPÓSITO ATÉ O FIM?
            - Quantos hoje estão desviados porque receberam um evangelho pompom, barato, onde pode-se viver do jeito que quiser, sem consagração, sem mudança de vida, sem a construção de um caráter santo através de uma vida de consagração a Ele!
>>>É JESUS SOBRE MEUS PROJETOS E METAS.

- Analisar – Ir à guerra é perigoso! (vs.31)
            - Jesus quer um exército de guerreiros e não um exército de escoteiros mirins. Nessa guerra muitos soldados se ferem e as vezes um precisa carregar o outro. Alguém disse que “nós somos o único exército que abandona seus feridos” – mas isso tem que mudar!
            - No campo de batalha não tem lugar para criança. Criança não trabalha – Dá trabalho!
            - Precisamos analisar o poder do inimigo. Tenho armas suficientes para vencê-lo? Preciso muito de Deus na minha vida para vencer os inimigos. Isso é confiar totalmente n’Ele, na sua Palavra, na sua direção, na sua estratégia, no seu plano.

Por outro lado:
            - Estou querendo resistir a Deus e seu exército com meu EU, INDENPENDÊNCIA, ARROGÂNCIA, ORGULHO? Muitos estão batendo de frente com Deus e vão virar cacos. Estão resistindo Deus, a sua Palavra, a sua Verdade. RENDA-SE A ELE!!!

- Renunciar – “Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo” (vs.33)
- O "assim pois" liga este verso às duas ilustrações dadas nos versos 28 a 32. Depois que entrei de cabeça nisso (livre arbítrio), edificar, ir para a batalha, então devo entender que Jesus quer meu tudo. “...qualquer de vós que não renuncia tudo que tem, não pode...”
         - O que tenho não é meu, tudo é de Jesus. A igreja, a família, o carro, a casa, as roupas, a vida.
                                                                                                           
- Ser bom Sal(vs.34), mas não pode degenerar.
         - Para melhorar a sociedade, o bairro, a família.
         - O mar morto é um exemplo da influência do sal. Quem entra em suas águas para brincar não afunda devido a alta taxa de salinidade.  O discípulo que é bom sal influencia de tal modo a sociedade, família, etc, a ponto de não deixá-la afundar em seus pecados. Também como o mar morto, tudo que ele recebe de coisas, palavras, problemas das pessoas morre por ali mesmo.

Comentários