Como posso conhecer a Deus pessoalmente


Como Posso Conhecer a Deus Pessoalmente?

Se você ainda não conheceu a Deus pessoalmente, aqui estão 4 princípios que te guiarão para ter um relacionamento com Ele:

1. Deus te ama e te criou para conhecê-lo pessoalmente.

O versículo mais conhecido da Bíblia diz: “Porque Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho único para que todo aquele que crer nele não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16 (NBV).

Como você verá, esta vida não é o nosso fim. Esta vida é a preparação para a eternidade. Temos a liberdade de decidir onde queremos passar a eternidade: com Deus ou longe de Deus.

Você é tão precioso para Deus que Ele quer estar com você por toda a eternidade! A Bíblia diz:

E esta é a vida eterna: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. João 17:3 (NVI).

Ele planejou o universo e organizou a história, incluindo os detalhes de sua vida para que vocês pudessem se tornar amigos.

Então, o que te impede de conhecer a Deus pessoalmente?

2. O homem é pecador e por isso está separado de Deus. Então não podemos conhecê-lo pessoalmente ou experimentar o amor de Deus por causa do nosso pecado.

A Bíblia diz: “pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”. Romanos 3:23 (NVI).

Visualize Deus no céu e os homens na terra, e um abismo separando-os. O homem está continuamente tentando alcançar Deus e estabelecer um relacionamento pessoal com Ele por meio de seus próprios esforços, tentando viver uma vida com bondade, filosofia ou religião; mas o homem inevitavelmente falha.

A Bíblia diz: “Porque o salário do pecado é a morte” (Separação de Deus). Romanos 6:23 (NVI).

O terceiro princípio explica a única maneira de superar essa separação.

3. Jesus é a única solução para o pecado do homem.

Somente por meio dEle podemos conhecer a Deus pessoalmente e experimentar o amor de Deus.

  • Jesus morreu em nosso lugar. "Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores." Romanos 5:8 (NVI).
  • Ele ressuscitou dos mortos. “Eu passei para vocês o ensinamento que recebi e que é da mais alta importância: Cristo morreu pelos nossos pecados, como está escrito nas Escrituras Sagradas”. 1 Coríntios 15:3 (NTLH).
  • Ele é o único caminho para Deus. “Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14:6 (NAA).

Visualize agora que Deus colocou uma ponte entre aquele abismo que nos separa dEle, enviando seu filho Jesus Cristo, para morrer na cruz por nós e pagar a pena pelos nossos pecados.

Mesmo assim, não basta conhecer essas verdades ...

4. Devemos receber a Cristo individualmente como nosso Senhor e Salvador, então podemos encontrar Deus pessoalmente e experimentar o Seu amor.

  • Devemos receber a Cristo "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome" João 1:12 (NAA).
  • Devemos receber a Cristo pela Fé. “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” Efésios 2:8-9 (NVI).
  • Quando recebemos a Cristo, experimentamos uma nova vida. A Bíblia nos conta como um homem chamado Nicodemos experimentou uma nova vida em Cristo:

Havia um fariseu chamado Nicodemos, que era líder dos judeus. Uma noite ele foi visitar Jesus e disse:

Rabi, nós sabemos que o senhor é um mestre que Deus enviou, pois ninguém pode fazer esses milagres se Deus não estiver com ele.

Jesus respondeu:

Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo.

Nicodemos perguntou:

Como é que um homem velho pode nascer de novo? Será que ele pode voltar para a barriga da sua mãe e nascer outra vez?

Jesus disse:

Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual. Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito.

JOÃO 3:1-8 (NTLH)

Recebemos a Cristo através de um convite pessoal

Jesus disse: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.” Apocalipse 3:20 (NAA).

Receber a Cristo implica em uma decisão pessoal de nos voltarmos para Deus e confiarmos que Cristo entrará em nossas vidas para perdoar nossos pecados e nos tornar o que Ele quer que sejamos.

Concordar intelectualmente que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que Ele morreu na cruz por nossos pecados não é suficiente. E também não é suficiente ter uma experiência emocional.

Recebemos Jesus Cristo pela fé como um ato de nossa própria vontade.

Podemos escolher dois tipos de vida:


vida autodirigida

  • Seu “eu” está no trono do seu coração.
  • Cristo está fora de sua vida.
  • Seus interesses estão sendo dirigidos por você mesmo, muitas vezes levando à frustração e discórdia.

vida dirigida por Cristo

  • Cristo está em sua vida e “no trono”.
  • Você está se entregando a Cristo.
  • Seus interesses estão sendo dirigidos por
  • Cristo, entrando em harmonia com o plano de Deus.

• Qual dessas duas descrições melhor representa sua vida?

• Qual destas duas descrições você gostaria que de fato representasse sua vida?

Como você pode receber a Cristo agora mesmo pela fé, por meio da oração?

Orar é apenas conversar com Deus. Ele conhece o seu coração, então não se preocupe em colocar suas próprias palavras.

Aqui está um guia como sugestão:

Senhor Jesus.

Quero conhecê-lo pessoalmente. Obrigado por morrer na cruz pelos meus

pecados. Abro a porta da minha vida e te recebo como meu Senhor e Salvador

agora mesmo. Obrigado por me perdoar de todos os meus pecados. Assuma o

controle da minha vida! Faça de mim o tipo de pessoa que o Senhor quer que eu seja, amém!

Isso expressa o desejo do seu coração? Se sim, faça essa oração agora mesmo e Cristo entrará em sua vida como Ele prometeu.

Você já orou para receber Cristo em seu coração?

Se sim, parabéns! Lucas 15:7 diz que quando um pecador aceita Jesus Cristo como seu Salvador, os anjos se alegram! Então há uma festa no céu agora por causa de sua decisão!

Lembre-se deste dia como o “dia do seu segundo nascimento”, o dia em que você nasceu para uma nova vida em Cristo! Tenha a absoluta garantia pela própria Palavra de Deus que Ele respondeu a sua oração.

A Bíblia promete a vida eterna a todos os que recebem a Cristo: “E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida. Escrevi estas coisas a vocês que creem no nome do Filho de Deus, para que saibam que têm a vida eterna.” 1 João 5:11-13 (NVI).

Agradeça a Deus que Cristo está em sua vida e que Ele nunca o deixará (Hebreus 13:5). Você pode saber com base em Sua promessa que Cristo vive em você e que você tem a vida eterna, desde o momento em que você O convidou para entrar em seu coração.

Um lembrete importante!

Não confie em teus sentimentos. Confie nas promessas da Palavra de Deus pois a Bíblia é nossa autoridade. O cristão vive pela fé e confiando em Deus e em sua Palavra.

Existem diferenças entre fatos, fé e sentimentos:

Os fatos: Deus e Sua Palavra.

Fé: Nossa confiança em Deus e em sua Palavra.

Sentimentos: O resultado de nossa fé e nossa obediência.

Se “Os Fatos, a Fé e os Sentimentos” fossem um trem de três vagões, o trem liderado pelos Fatos seguiria em frente com ou sem o último vagão (os Sentimentos). No entanto, seria inútil tentar puxar o trem pelo vagão traseiro. Da mesma forma nós como cristãos não devemos depender de nossos sentimentos ou emoções, mas devemos depender de nossa fé (confiança) em Deus e na promessa de sua Palavra.

Os passos seguintes

No momento em que você recebeu a Cristo, como um ato de sua própria vontade, muitas coisas aconteceram, incluindo:

1. Cristo entrou em sua vida (Colossenses 1:27).

2. Seus pecados foram perdoados (Colossenses 1:14).

3. Você se tornou um filho de Deus (João 1:12).

4. Você recebeu a vida eterna (João 5:24).

5. Você começou a grande aventura para a qual Deus o criou (João 10:10, 2 Co. 5:17 e 1

Tessalonicenses 5:18).

Você consegue pensar em algo mais maravilhoso que poderia acontecer com você do que ter um relacionamento pessoal com Jesus Cristo? Você gostaria de agradecê-lo em oração agora pelas coisas que Ele fez por você? Ao agradecer a Deus, você demonstra sua fé.

Para desfrutar de seu novo relacionamento com Deus:

• Comunique-se com Deus diariamente (Filipenses 4:6, Colossenses 4:2).

• Revise a Palavra de Deus diariamente (Atos 17:11). Sugerimos que você comece com o Evangelho de João.

• Em cada momento de sua vida, obedeça a Deus (João 14:21).

• Cristo deve ser manifestado em sua vida e em suas palavras (Mateus 4:19, João 15:8).

• Em cada momento de sua vida, confie em Deus (1 Pedro 5:7).

• Entregue o controle de sua vida ao Espírito Santo. Permita que Ele dirija sua vida diária e seja uma testemunha (Gálatas 5:16-17, Atos 1:8).

E finalmente, encontre uma boa igreja e se envolva lá. A Palavra de Deus nos adverte a não desistir de congregar: “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns...” Hebreus 10:25 (NVI).

Vários troncos queimarão fortemente juntos, mas se um for colocado de lado na lareira fria, o fogo se apagará.

O mesmo é verdade em seu relacionamento com outros cristãos. Se você não pertence a uma igreja, não espere ser convidado.

Tome a iniciativa; chame o pastor de uma igreja próxima de sua casa, onde Cristo é honrado e Sua Palavra é pregada.

Comece ainda nesta semana e faça planos para começar a frequentar regularmente.

Comentários